Glossário de termos

A
Anemia:
Uma das patologias sanguíneas mais comuns em prematuros, a anemia ocorre quando os níveis dos glóbulos vermelhos no sangue estão baixos.

Apgar

É um sistema de avaliação inicial da adaptação do bebé à vida extra-uterina e que ajuda o pediatra a extrapolar as condições gerais do bebé após o nascimento. O teste mede o ritmo cardíaco do bebé, a respiração o tónus muscular, as respostas reflexas e o choro ao 1º minuto, 5º e 10º minuto de vida.

Apneia

Uma pausa respiratória que dura mais de 20 segundos. A apneia da prematuridade é uma condição clínica comum em prematuros (antes das 34 semanas de gestação). Esta condição está relacionada com a imaturidade do sistema nervoso central especificamente do centro respiratório e o bebé não consegue regular a sua respiração.

Artéria

Vasos sanguíneos que levam o sangue com oxigénio do coração para todas as partes do corpo.

Asfixia

Falta de oxigénio.
Aspiração
Inalação de um objeto estranho como comida ou mecónio. Termo usado também para descrever um procedimento médico que consiste na aspiração da boca, nariz ou traqueia através de um tubo ligado a um sistema de vácuo e que ajuda o bebé a eliminar secreções

B
Bilirrubina

É um produto resultante da degradação da hemoglobina, a substância existente no sangue e que leva o oxigénio às células. Normalmente a bilirrubina passa pelo fígado e é eliminada através da bílis para o intestino. A icterícia ou hiperbilirrubinémia é uma condição clínica quando a produção de bilirrubina é superior à sua eliminação acumulando-se nos tecidos, como na pele dando a cor amarela característica.

Bradicardia

Quando o ritmo cardíaco desce abaixo de 80 b/minuto, mais lento que o normal para um bebé.

G
Gasimetria
Pequena e rápida análise de sangue que permite avaliar a quantidade de oxigénio e dióxido de carbono no sangue

C

Canula

Tubo colocado nas narinas para administração de oxigénio (ou prongos binasais).

Cateter

Tubo flexível para introduzir em cavidades do corpo, ou nas veias e artérias para permitir, em geral, a passagem de fluidos, para drenar ou distender cavidades do corpo (drenar urina). O seu uso inclui a administração de fluidos intravenosos para alimentar o bebé ou administração de medicamentos.

Cianose

Coloração azul ou cinzenta da pele, extremidades ou lábios e que pode indicar frio ou falta de oxigénio.

CPAP (Continuous Positive Airway Pressure)

Pressão positiva continua da via aérea. Forma de ajudar os bebés a respirarem através de um aparelho que fornece ar e oxigénio para dentro dos pulmões do bebé através de uma pressão contínua por pequenos tubos inseridos superficialmente nas narinas, ou através de uma pequena máscara nasal. Este modo ventilatório não substitui a respiração do bebé.

Cultura

Teste de laboratório que deteta infeções no organismo e o microorganismo responsável em que se colocam amostras num meio de cultura especial permitindo que a bactéria cresça. Demora em média 5 a 7 dias para o resultado.

D
Displasia broncopulmonar

Doença crónica dos pulmões comum em crianças que nasceram muito prematuras, com pesos ao nascer muito baixos, e que receberam apoio para respirar prolongado.

H
Hérnia diafragmática congénita

Defeito de nascimento em que existe uma abertura no diafragma, musculo que divide os órgãos torácicos dos abdominais. Alguns órgãos abdominais como os intestinos e o fígado alojam-se no tórax dificultando o desenvolvimento pulmonar ou a expansão pulmonar e, em consequência a respiração do bebé.

I
Incompatibilidade ABO

Incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto e que pode resultar em destruição das células vermelhas sanguíneas, anemia e icterícia.

Icterícia

Condição clínica quando a produção de bilirrubina é superior à sua eliminação acumulando-se nos tecidos, como na pele dando a cor amarela característica. Quando a quantidade de bilirrubina no corpo do bebé é muito elevada é necessário tratar com fototerapia.

P
Paralisia cerebral

Condição clínica em que existe algum grau de lesão cerebral, que surge nos primeiros anos de vida que pode significar que a criança tem um tónus muscular anormal (rigidez ou flacidez) e que pode ter também problemas em se movimentar. A extensão do problema só poderá ser avaliada após os dois anos de vida.

T
Tomografia Axial Computorizada- TAC

Técnica de imagem que produz fotos dos tecidos usando radiação e um computador que faz uma série de imagens do corpo.

Share

Arquivo

  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Novembro 2012
  • Julho 2012

  • Últimos comentários

    shoes online: Cute, proper?...
    elisa: amei o blog muito lindo perfeito...
    Elsa Silva: O médico irá dizer quando for oportuno para o bebé....
    micheli: queria saber quanto tempo bebes prematuro pode toma o leite pre nan...
    Elsa Silva: Olá Denise Massajar o seu bebé numa fase tão sensível é um desafio. Para um bebé tão pequenino e frágil talvez o Método ...